domingo, 18 de abril de 2010

No dia de Páscoa

No passado dia 4 de Abril, dia de Páscoa, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo fez uma demonstração de três cânticos religiosos, pertencentes ao folclore religioso da Glória. Essa intervenção foi perfeitamente integrada na missa, o que foi considerado pelo padre como partilha e algo que pode enriquecer o ser humano. Na verdade, o grande objectivo do grupo foi dar a conhecer, no espaço próprio, três preciosidades (tanto do ponto de vista poético, como melódico) que foram recolhidas por Idalina Serrão, nos anos sessenta, junto de mulheres idosas. Houve quem se recordasse dessas peças, por ter ouvido, noutros tempos, à mãe ou à avó. O grupo pôde confirmar mais uma vez que, seja em que área for, a sensibilidade da mulher gloriana é extraordinária e apaixonante para os que amam a cultura tradicional.

Rita Cachulo Pote , Abril de 2010

Torricado

No passado dia 1 de Abril, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, deu início a mais uma temporada de sabores da Glória, com o Torricado.

A meio do jantar e com uma conversa aqui outra ali foi tempo de silêncio… e contou-se o fado com o amigo e colaborador, o Sr. João Viana.

Logo de seguida, com o ambiente já animado, foi tempo para uma fandangada, com os elementos da casa e dois grandes amigos,Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos.

E eis o momento mais aguardado da noite, os irmãos, Pedro Viana, à guitarra portuguesa e Bernardo Viana à Viola, tocaram umas modinhas bem portuguesas que fizeram os presentes aplaudir de pé. Na tertúlia em família, regressou o Sr. João Viana com mais uns fadinhos, desta vez, acompanhado pelos seus netos.

Foi sem dúvida uma grande noite de convívio, amizade e de sabor da gastronomia gloriana.

A festa prosseguiu com baile, até um pouco mais tarde, animada pelo grande músico e amigo, Nélson Teles.